Notícias
NOME de Sana Na N’hada a 23 Janeiro nos cinemas
Com estreia prevista para 23 de janeiro de 2025, o filme NOME, de Sana Na N’hada, assinala uma dupla celebração. O dia 20 de janeiro, pelo assassinato de Amílcar Cabral e ano de 2025 e a comemoração 50 da independência das colónias.
Sana Na N’Hada, importante cineasta da Guiné-Bissau, juntou-se às lutas de libertação, ainda adolescente e, juntamente com Flora Gomes, Josefina Lopes Crato e José Bolama Cobumba, foi enviado para Cuba em 1967, por Amílcar Cabral, para estudar cinema, regressando, anos depois, para documentar a guerra e as atualidades da Guiné.
O filme NOME convida-nos a viajar pela história da Guiné-Bissau com Nome, personagem de uma pequena aldeia que se junta ao grupo de guerrilheiros da PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) para combater as forças portuguesas. As representações ficcionais da luta fazem-se acompanhar de imagens de arquivo dos confrontos, captadas nos anos 70 por Sana na N’Hada e os seus colegas, durante a guerra colonial. A estória prossegue após a independência e com o retorno de Nome, onde nos deparamos com as incertezas, instabilidades e desvios que caracterizam a fragilidade de um “novo” país recém-liberto que procura, ainda, definir-se a si mesmo, mas que se encontra embrenhado, ainda, nos modos e estruturas de funcionamento herdados da colonização.
Foi apresentado na secção paralela ACID do festival de Cannes, e igualmente reconhecido no Festival Internacional de Cinema Panafricano de Luanda 2023, ganhando diferentes prémios, tais como o de Melhor Filme, de Melhor Realização e de Melhor Actriz para Binete Undonque e teve antestreia nacional no Indie Lisboa 2024, com sala esgotada na Cinemateca Portuguesa.
Chega aos cinemas nacionais a 23 de janeiro.
Assista ao trailer aqui.
Sugestão de leitura:
por Marta Lança, Portal Buala