Notícias

09.05.2025

Sessão Especial O Lugar do Trabalho, dia 21 no Cinema Fernando Lopes

Dia 21 de maio, pelas 21h00 acontece uma sessão especial do filme O Lugar do Trabalho, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa. Filme seguido de conversa com Luís Leitão, membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional e coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal, em representação da CGTP-IN.

O Lugar do Trabalho (Palazzina LAF) estreou-se no Festival de Cinema de Roma e conta a história daquele que foi, provavelmente, o primeiro caso de assédio moral em larga escala registado em Itália e que abriu um precedente na legislação laboral nacional.

Uma história verdadeira passada no mundo do trabalho que se desenrolou na fábrica Ilva de Taranto, a “monstruosa” siderurgia que causou milhares de casos de cancro do pulmão entre 1993 e 2021, para além da morte por exposição ao amianto.


O título do filme em italiano, Palazzina LAF traduz-se como “Edifício de laminagem a frio” refere-se a um edifício decadente para onde eram relegados todos os que se recusavam a ceder à “reorganização” da empresa: engenheiros e outros funcionários qualificados que não cederam à chantagem no local de trabalho e não aceitaram ser despromovidos. A "Palazzina LAF" é uma terra de limbo onde todos são deixados em suspenso, uma prisão que destrói psicologicamente os trabalhadores.


Cinema Fernando Lopes acolhe uma sessão especial do filme O Lugar do Trabalho, no dia 21 de Maio pelas 21h00, seguida de conversa com Luís Leitão, membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional e coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal, em representação da CGTP-IN.

Bilhetes à venda no local e na ticketline.


Sobre o convidado, Luis Leitão:
No ano 2000 é eleito delegado sindical do SIESI na empresa Indelma (Siemens)- Casal do Marco, 2002 é eleito dirigente assumindo a responsabilidade do acompanhamento das empresas do SIESI no distrito de Setúbal. E em 2004 é eleito para o conselho nacional da CGTP-IN e para a Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN em 2012.

Na luta sindical destacou-se pelo facto de ser despedido 3 vezes na empresa Indelma e ter sido reintegrado 3 vezes, defendendo deste modo o seu posto de trabalho e o direito ao emprego.

Foi eleito um mandato na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, quatro mandatos na Assembleia Municipal do Seixal e assumiu ainda por duas vezes a vereação em substituição na CM Seixal. Actualmente é eleito na Assembleia Municipal de Setubal mandato de 2021 a 2025. Foi director do Independente Futebol Clube Torrense de 1988 a 2003, e coordenador da secção de ténis de mesa de 2015 a 2017.

É coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal CGTP-IN e da Mesa de Assembleia Geral do SIESI.