Estreia:
de Michele Riondino
-
Catálogo/s:
-
Catálogo RISI
Catálogo/s:
Itália, França, 2023, 99', Classificação M/12, Drama
com Michele Riondino, Elio Germano, Vanessa Scalera, Domenico Fortunato
O Lugar do Trabalho marca a poderosa estreia na realização do ator Michele Riondino, que narra a dura realidade da empresa siderúrgica ILVA em Taranto, sua terra natal. Em 1997, Caterino, um operário simples e rude, é recrutado pela empresa para espiar os colegas e denunciá-los. Enquanto procura uma saída para a miséria da sua vida, acaba por se ver preso num sistema perverso de controlo psicológico que o obriga a confrontar-se com a sua própria alienação e com a brutalidade do poder industrial. Vencedor de 5 Nastri d'Argento e 3 David di Donatello.
Festivais e Prémios:
Festival de Cinema de Roma - Selecção Oficial
Golden Globes - Melhor Primeiro Filme
Italian National Syndicate of Film Journalists 2024 - Vencedor dos Prémios de Melhor Argumento, Melhor Primeiro Filme, Melhor Música Original, Melhor Actor e Melhor Actor Secundário
David di Donatello Awards 2024 - Vencedor dos Prémios de Melhor Música Original, Melhor Actor e Melhor Actor Secundário
Ficha técnica:
Argumento: Michele Riondino, Maurizio Braucci, baseado no livro "Fumo sulla città" de Alessandro Leogrande
Produção: Palomar, Bravo, BIM Produzione, Paprika Films, Rai Cinema
Edição: Julien Panzarasa
Diretor de Fotografia: Claudio Cofrancesco
Música: Teho Teardo
Distribuição: Risi Film
Michele Riondino (Taranto, 1979) é um ator e realizador italiano.
Formou-se, como actor, na Academia Nacional de Arte Dramática Silvio D'Amico e ganhou reconhecimento no palco e no grande ecrã ainda jovem e, ao longo dos anos, tornou-se uma figura de relevo no teatro, cinema e televisão italiana. Estreou-se em televisão e o sucesso rapidamente o levou para o cinema, como actor de Daniele Vicari, Mario Martone, Eleonora Giorgi e Marco Bellocchio entre outros. Dedicou-se ainda ao teatro e trabalhou com encenadores como Emma Dante, Giuseppe Patroni Griffi, Andrea Baracco e Alex Rigola.
Em 2024, realizou o primeiro filme Palazzina Laf (O Lugar do Trabalho) e foi aclamado pela indústria italiana tendo vencido aqueles que são os grandes palmarés nacionais com 5 Nastri d'Argento e 3 David di Donatello.
Michele Riondiono estreia-se na realização com O Lugar do Trabalho, no qual protagoniza Caterino La Manna.
O Lugar do Trabalho (Palazzina LAF) estreou-se no Festival de Cinema de Roma e conta a história daquele que foi, provavelmente, o primeiro caso de assédio moral em larga escala registado em Itália e que abriu um precedente na legislação laboral nacional.
Uma história verdadeira passada no mundo do trabalho que se desenrolou na fábrica Ilva de Taranto, a “monstruosa” siderurgia que causou milhares de casos de cancro do pulmão entre 1993 e 2021, para além da morte por exposição ao amianto.
O título do filme, que se traduz como “laminador a frio”, refere-se a um edifício decadente para onde eram relegados todos os que se recusavam a ceder à “reorganização” da empresa: engenheiros e outros funcionários qualificados que não cederam à chantagem no local de trabalho e não aceitaram ser despromovidos. A "Palazzina LAF" é uma terra de limbo onde todos são deixados em suspenso, uma prisão que destrói psicologicamente os trabalhadores...