Notícias
O Lugar do Trabalho estreia a 1 de Maio
O Lugar do Trabalho (Palazzina LAF) marca a poderosa estreia na realização do ator Michele Riondino, que narra a dura realidade da empresa siderúrgica ILVA em Taranto, sua terra natal. Foi aclamado pela indústria italiana tendo vencido aqueles que são os grandes palmarés nacionais com 5 Nastri d'Argento e 3 David di Donatello.
Michele Riondiono estreia-se na realização com O Lugar do Trabalho, no qual protagoniza Caterino La Manna.
O Lugar do Trabalho (Palazzina LAF) estreou-se no Festival de Cinema de Roma e conta a história daquele que foi, provavelmente, o primeiro caso de assédio moral em larga escala registado em Itália e que abriu um precedente na legislação laboral nacional.
Uma história verdadeira passada no mundo do trabalho que se desenrolou na fábrica Ilva de Taranto, a “monstruosa” siderurgia que causou milhares de casos de cancro do pulmão entre 1993 e 2021, para além da morte por exposição ao amianto.
O título do filme, que se traduz como “laminador a frio”, refere-se a um edifício decadente para onde eram relegados todos os que se recusavam a ceder à “reorganização” da empresa: engenheiros e outros funcionários qualificados que não cederam à chantagem no local de trabalho e não aceitaram ser despromovidos. A "Palazzina LAF" é uma terra de limbo onde todos são deixados em suspenso, uma prisão que destrói psicologicamente os trabalhadores.
O Lugar do Trabalho tem estreia marcada no dia 1 de Maio, no Cinema Fernando Lopes e UCI Cinemas El Corte Inglès.