Notícias

19.01.2024

C'È ANCORA DOMANI entre as estreias de 2024 da Risi Film

São vários os filmes que aguardam a sua estreia no grande ecrã e a Risi Film planeia um ano cheio delas.

Piccolo CorpoC'è Ancora Domani, Grazie Ragazzi, Il Boemo, Una Sterminata Domenica e Disco Boy estão entre os destaques.

Piccolo Corpo será a primeira estreia do ano: a 22 de Fevereiro, a primeira longa-metragem de Laura Samani chegará aos cinemas portugueses. Piccolo Corpo conta já com um percurso solidificado entre os mais sonantes festivais internacionais de cinema, tendo marcado presença em Cannes, Toronto, Londres, Annecy, Sydney, Stockholm, Torino, entre outros. Por cá, foi o grande destaque da 14ª edição da Festa do Cinema Italiano, tendo arrecadado o Prémio de Melhor Filme.

Uma obra amplamente apreciada pela crítica internacional, Piccolo Corpo explora a linha ténue que divide a vida da morte, a realidade da magia, as possibilidades da realidade.


Grazie Ragazzi, com realização de Ricardo Milano e estreia prevista para Março, é uma adaptação de "Un triomphe" de Emmanuel Courcol, ele próprio baseado na história verídica do actor sueco Jan Jonson, que encenou “À Espera de Godot” de Beckett, com um grupo de prisioneiros. Neste título veremos o espaço prisional como lugar de transformação e oportunidade; um lugar de existência, muito para além da espera.


C'è Ancora Domani, uma estreia na realização da actriz Paola Cortellesi, estreou no Festival de Cinema de Roma, de onde saiu com o Prémio Especial do Júri e com o Prémio do Público. C'è Ancora Domani situa-se no período que antecedeu o histórico referendo institucional italiano pós-Segunda Guerra Mundial, em 1946. Concentra um trabalho peculiar a preto e branco, que mistura drama com elementos cómicos e um ambiente de época.

Tornou-se não só o filme italiano mais visto de 2023 em Itália, ultrapassando o número de espectadores de outros filmes de sucesso como o "Barbie", como foi o filme com maior receita de bilheteira pós-pandemia em Itália.


Em Disco Boy, questionamos a “alteridade” e como é que a absorvemos na nossa personalidade ao longo da vida. Giacomo Abbruzzese, exibe um notável sentido de pensamento e inventividade fora da caixa ao explorar estas questões num trabalho visualmente impressionante que está repleto de poesia e tensão. A acompanhar este devaneio mágico está uma poderosa banda sonora do músico electrónico Vitalic.


Una Sterminata Domenica, de Alain Parroni, vencedor do Prémio do Júri da Secção Orizzonti no Festival de Cinema de Veneza, e Il Boemo, de Petr Václav, também figuram entre as estreias previstas para este ano.