Notícias

07.02.2024

Sessão Especial de PICCOLO CORPO | O luto e a perda gestacional e neonatal

No âmbito da estreia de PICCOLO CORPO, um filme de Laura Samani que apresenta uma jovem mulher de luto que tenta libertar a alma do seu bebé nado-morto, o Cinema Fernando Lopes recebe a enfermeira de cuidados paliativos e doula do fim de vida Ana Catarina Infante, Leonor Gonçalves e Susana Vidigal da Associação Pais Coragem - Apoio ao Luto Parental e Elisa Melo de Elo ~ do princípio ao fim para uma conversa sobre o luto e a perda gestacional e neonatal.

Dia 24 de Fevereiro, às 19h00.

Na sua primeira longa-metragem, PICCOLO CORPO, Laura Samani parte da história da jovem Agata para abrir espaço a um diálogo sobre a perda gestacional.


Comprar bilhete aqui.



Sobre as nossas convidadas:


Ana Catarina Infante
Enfermeira desde 2002, com experiência hospitalar e domiciliária em Cuidados Paliativos.
Doula do Nascimento e Doula do fim da vida. Fundadora da comunidade de doulas do fim da vida em Portugal.
Vice-presidente da mesa da Assembleia Geral, formadora e voluntária da Associação Amara.
Autora do livro "A passagem", ensinamentos, rituais e histórias para acolher a vida e a morte como presentes de amor, da oficina do livro.
Activista e Animista da ciclicidade naturalmente, ancestralmente e originariamente humana.
Educadora somática e estudante de somatic experiencing / Trauma.



Associação Pais Coragem - Apoio ao Luto Parental
A Associação Pais Coragem é uma associação sem fins lucrativos que dá apoio ao luto parental, cuja equipa é constituída por profissionais de saúde e terapêuticos de luto. Uma das atividades que proporcionam é a criação de grupos terapêuticos online ou presenciais em Lisboa.


> Leonor Gonçalves | Presidente da Associação Pais Coragem, enfermeira em Diagnóstico Pré Natal, Hipnoterapeuta e Terapeuta de Luto.

> Susana Vidigal | Co-Fundadora da Associação Pais Coragem. Especialista em Intervenção Psicológica no Luto. Psicopedagoga Clínica.



Elo ~ do princípio ao fim

Funerais Holísticos | Doula Pós-Morte
A Elo é uma iniciativa que quer contribuir para a transformação do olhar que a sociedade tem sobre os ciclos da Vida e da Morte. Pretende criar novas pontes de entendimento humano que facilitem a descoberta de recursos e oportunidades, tanto individuais como colectivas, escondidas nas mais desafiantes situações da vida.