Notícias
PARTIR, UM DIA é o filme de encerramento da Festa do Cinema Francês
A primeira longa-metragem de Amélie Bonnin, PARTIR, UM DIA, encerra a 26ª edição da Festa do Cinema Francês.
A comédia musical de Amélie Bonnin, que abriu a última edição do Festival de Cannes, é o filme de encerramento da Festa do Cinema Francês, em Lisboa.
PARTIR, UM DIA tem como protagonista a aclamada cantora e atriz francesa Juliette Armanet, que se estreia no cinema num papel principal. Com interpretações de Dominique Blanc e François Rollin, o filme entrelaça nostalgia e intimidade, ao som de canções pop francesas que reforçam a memória emocional e coletiva que atravessa a narrativa.
O filme conta a história de Cécile, uma jovem cozinheira prestes a realizar o seu sonho de abrir um restaurante gourmet em Paris. No entanto, uma emergência familiar, o ataque cardíaco do pai, obriga-a a regressar à sua aldeia natal. Neste cenário familiar, longe da azáfama de Paris, Cécile reencontra um amor de infância e as suas memórias ressurgem, pondo em causa as suas escolhas de vida. O filme é descrito como uma comédia dramática e musical, explorando temas como a nostalgia, as raízes e a necessidade de fazer as pazes com o passado.
A Festa do Cinema Francês celebra em 2025 a sua 26.ª edição, de 2 a 12 de outubro em Lisboa e no Porto, antes de seguir por várias cidades do país. Sob a direção artística de Anne Delseth, e organizada pela Associação Il Sorpasso, a Festa apresenta antestreias nacionais, grandes autores, retrospetivas em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e uma secção competitiva dedicada a primeiras e segundas obras.