Notícias
O ciclo Claquete continua, em Junho e Julho, para mais cinema italiano na atmosfera m
O ciclo Claquete, uma iniciativa do Montepio Associação Mutualista, em colaboração com a Risi Film, promove uma agenda de cinema no espaço atmosfera m.
Foi apresentado ao público no mês passado e em Junho e Julho damos continuidade a esta colaboração com mais três exibições únicas.
Conheçam aqui os próximos filmes em destaque no espaço atmosfera m, um espaço de cidadania, cultura e lazer, para pensar e agir.
20 Junho
Às Coisas Que Nos Fazem Felizes, de Gabriele Muccino
40 anos de história de vida de quatro amigos, da infância à idade adulta, que é também a história de um país.
Giulio, Gemma, Paolo e Riccardo conheceram-se na adolescência e percorreram juntos os altos e baixos das existências uns dos outros. Ao mesmo tempo que os acompanha, o filme mostra as grandes mudanças que foram ocorrendo em Itália ao longo das quatro décadas.
Um filme dramático que conta com realização de Gabriele Muccino (recordamo-lo de Lembra-te de Mim, Em Busca da Felicidade, Sete Vidas, Fintar o Amor, Cá Por Casa Tudo Bem), e segue uma história criada por si e por Paolo Costella.
27 Junho
Ennio, o Maestro, de Giuseppe Tornatore
Um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.
Pela lente de Giuseppe Tornatore (realizador do grande clássico Cinema Paraíso)
O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Dulce Pontes, Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer.
A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível circunscrever o génio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro" consegue revelar parte do mistério por detrás da sua extraordinária criatividade.
4 Julho
As Oito Montanhas, de Felix van Groeningen, Charlotte Vandermeersch
Antes do tempo os separar, Pietro e Bruno passavam os dias juntos, navegando a esmagadora vastidão dos Alpes Italianos.
Vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes, este recente filme da dupla de realizadores belga Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch conta-nos a história de Pietro e Bruno, dois homens cuja infância foi partilhada numa aldeia remota dos Alpes italianos. Visualmente extasiante e interpretado por dois dos mais prolíficos actores do cinema italiano actual, Luca Marinelli e Alessandro Borghi, uma obra que investiga e exacerba de forma primorosa o significado da amizade verdadeira.
Entrada livre, mediante inscrição.
Mais informações em breve.