Notícias

11.06.2024

Ennio, o Maestro - um retrato do génio que assinou as bandas-sonoras de quase cinco centenas de filmes, para ver na atmosfera m

Jorge Mourinha descrevia-o como "mais do que uma master-class, uma maestro-class de música para cinema."

Ennio, o Maestro é o próxima exibição do ciclo Claquete. A não perder, na atmosfera m, dia 27 de Junho, às 18h30.

Entrada gratuita, mediante inscrição.

Em 1988, Giuseppe Tornatore surpreendia com Cinema Paraíso. Em 2021 voltou a fazê-lo com o documentário Ennio, o Maestro.

Visto pela primeira vez no 78º Festival de Veneza, Ennio, o Maestro é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.


O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Dulce Pontes, Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer. A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível circunscrever o génio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro" consegue revelar parte do mistério por detrás da sua extraordinária criatividade.

Ennio, o Maestro é o segundo filme na agenda de cinema da atmosfer m, na segunda parte do ciclo Claquete.


A entrada é gratuita, sujeita à lotação disponível.

Inscreva-se em: atmosferam.lisboa@montepio.pt ou atmosferam.porto@montepio.pt


Lisboa | Rua Castilho, n.º 5

Porto | Rua Júlio Dinis, n.º 158