Notícias

21.04.2024

"Disco Boy" vence o Prémio do Júri para Melhor Filme na Festa do Cinema Italiano 2024

O júri da Festa do Cinema Italiano 2024, constituído por Francesco Giai Via, João pedro Rodrigues e Olga Roriz, premiou Disco Boy, uma primeira obra de Giacomo Abbruzzese.

O filme chegará às salas de cinema no segundo semestre de 2024.

Entre as declarações do júri, salienta-se “Um filme que imprime uma visão pessoal forte dos conflitos mundiais, sustentado por um trabalho inventivo que envolve todos os aspectos da criação cinematográfica (...)".


Além deste prémio, Disco Boy foi já galardoado com o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim.


Em Disco Boy, Giacomo Abbruzzese apresenta-nos um filme que vai além dos padrões habituais, mergulhando profundamente nos traumas deixados pela guerra no subconsciente humano. Um filme que nos transporta para um universo onde os fantasmas são manifestações tangíveis das memórias dolorosas, assombrando aqueles que vivenciaram o conflito de forma visceral.


Com uma atuação marcante de Franz Rogowski no papel de Aleksei, um bielorrusso que foge para França e se inscreve na Legião Francesa, somos levados a questionar o próprio sentido da existência. Este não é apenas mais um filme sobre estruturas militares e hierarquias rígidas; Abbruzzese segue os passos daqueles que, como Clint Eastwood com Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima, mostraram a guerra sob perspectivas opostas, desafiando-nos a refletir sobre as complexidades do conflito e os seus impactos duradouros na psique humana.


A acompanhar este devaneio mágico está uma poderosa banda sonora do músico electrónico Vitalic, que ajuda a transformar a discoteca num lugar de transcendência que se torna no destino final para aqueles que mantêm a sua visão firmemente colocada no horizonte sagrado da utopia.


O filme chegará às salas de cinema no segundo semestre de 2024.