Notícias
Sessões Especiais: LINDO, de Margarida Gramaxo
LINDO, filme vencedor do Festival Periferias, estreia a 10 de julho e terá 3 sessões especiais em Lisboa.
Ilha do Príncipe: uma reflexão sobre a vida, a terra e o mar.
LINDO nasceu de uma relação longa com a ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe. Em 2014, o interesse da realizadora sobrepôs-se ao da turista, ao deparar-se com um artigo sobre um ambicioso projeto de turismo sustentável liderado por Mark Shuttleworth.
Maioritariamente observacional, contemplativo e imersivo, LINDO constrói-se em quadros estudados, que acentuam a forma como os elementos naturais se cruzam com a vida quotidiana dos humanos na ilha. É uma viagem a um mundo dentro do nosso.
E, apesar de contar uma história local, o filme lança pontes para uma discussão global: até que ponto, e de que forma, podemos ou devemos condicionar a vida humana para proteger uma espécie em particular ou a natureza como um todo?
SESSÕES ESPECIAIS
10 de julho - Estreia
21:00 | Cinema Fernando Lopes, Lisboa
Com conversa com a Realizadora Margarida Gramaxo e a equipa do filme
11 de julho
21:30 | Cinema City Alvalade
Com conversa com a Realizadora Margarida Gramaxo e a Jornalista Vera Moutinho
Vera Moutinho é jornalista multimédia e nos últimos anos tem-se dedicado à área do jornalismo ambiental e climático. Trabalhou no jornal PÚBLICO durante 10 anos, onde em 2021 ajudou a lançar o AZUL, uma secção dedicada ao ambiente e à crise climática. Tem investido também na área da educação como professora na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) em Lisboa, onde leciona Jornalismo Multiplataforma e Multimédia desde 2017 e onde em 2024 abriu a primeira unidade curricular de Jornalismo Climático em Portugal.
16 de julho
21:00 | Cinema Fernando Lopes, Lisboa
Com conversa com a Realizadora Margarida Gramaxo e João Ferreira
João Ferreira é Biólogo e Vereador pelo PCP na Câmara Municipal de Lisboa.
Entre 2009 e 2021, foi deputado do PCP ao Parlamento Europeu. Foi Vice-Presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) do Parlamento Europeu.
Foi membro da Comissão das Pescas, da Comissão dos Transportes e Turismo, da Comissão de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, da Comissão dos Assuntos Constitucionais, da Comissão da Indústria, Energia e Investigação e da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu. Em 2013, foi-lhe atribuído o prémio de “Embaixador do Desenvolvimento”, pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, pelo seu papel na “promoção de políticas europeias mais justas e coerentes”.