Notícias
Sessão Especial LINDO — 22 de julho no Cinema Fernando Lopes
Na próxima terça-feira, 22 de julho, pelas 21h no Cinema Fernando Lopes: Sessão Especial do filme LINDO seguida de conversa com a realizadora, Margarida Gramaxo, Gonçalo Ferreira de Carvalho - Coordenador Executivo da Sciaena e Estrela Matilda - Líder de Conservação
Os bilhetes já estão à venda.
A partir do exemplo na ilha do Príncipe, com base no filme Lindo, de Margarida Gramaxo, levanta-se a questão o papel das comunidades locais na transição ambiental, social e económica, com a conservação e sensibilização para a protecção da natureza marinha. Qual a realidade portuguesa?
Gonçalo Ferreira de Carvalho - Coordenador Executivo Sciaena
Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Mestre em Sociologia Urbana, do Território e do Ambiente pelo ISCTE/IUL. Dedicou a primeira parte do seu percurso profissional à recolha de dados e acompanhamento de várias pescarias em Portugal continental e insular.
Desde 2006, ano em que colaborou na criação da Sciaena, que se envolveu de forma cada vez mais ativa com diversas Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA), sobretudo a nível das políticas das pescas e da conservação dos ecossistemas marinhos.
O Coordenador Executivo da Sciaena foi também um dos fundadores da PONG-Pesca e é atualmente membro do Comité de Gestão da Seas at Risk, consultor para várias ONGA internacionais e vice presidente do Conselho Consultivo das Unidades Populacionais Pelágicas (PelAC).
Estrela Matilde - Líder de Conservação
Estrela Matilde tem um mestrado em Bióloga da Conservação pela Universidade de Évora, e conta já com mais de 15 anos de experiência em gestão de projectos e equipas na área da proteção da natureza.
Até fevereiro de 2024 foi Diretora Executiva da Fundação Príncipe, uma ONG de conservação local sediada na Ilha do Príncipe, onde viveu durante 11 anos. No Príncipe teve o privilégio de liderar uma equipa fantástica de mais de 60 pessoas (98% locais), focada em proteger e conservar a extraordinária biodiversidade da ilha, ao mesmo tempo que implementava projetos de desenvolvimento económico e social das comunidades locais.
Estrela teve o seu trabalho reconhecido em Portugal pelo prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher em 2018, tendo recebido em 2022 uma Menção Honrosa na categoria Inspiração, nos prémios VISÃO + Grupo Águas de Portugal. O reconhecimento internacional do seu trabalho chegou também em 2022, através de um dos maiores prémios de conservação do mundo, o Whitley Award.
Depois de formar e capacitar uma liderança local para ficar na sua posição, a Estrela viu o sonho de ficar desempregada realizado. O que queria era acordar um dia e sentir que já não era necessária e que tinha cumprido a sua missão, deixando assim a sua organização nas mãos capacitadas de líderes locais.
E foi assim que em 2024 regressou a Portugal pronta para arregaçar as mangas em prol da conservação e proteção dos recursos naturais do seu país.
Bilhetes à venda no local e na ticketline
Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa