Notícias
O LUSO - Mostra Itinerante do Novo Cinema Português em Itália está de volta para a sua 2ª edição
O mais recente cinema português mostra-se em Itália!
Mais de 30 cidades italianas vão acolher, este outono, uma programação especial dedicada ao novo cinema português, incluindo cinco longas-metragens premiadas nos principais festivais internacionais assim como alguns realizadores portugueses convidados.
Depois do sucesso da primeira edição, o LUSO - Mostra Itinerante do Novo Cinema Português, está de volta, e inicia-se a 13 de Outubro no Cinema Farnese, na irónica praça Campo de´Fiori em Roma onde marcarão presença, Ana Rocha, realizadora de "Listen" e vencedora do prémio Sophia de melhor filme e o ator que interpreta António Variações em "Variações, Sérgio Praia.
Luso é organizada pela Associação Il Sorpasso, entidade promotora em Portugal e no Brasil da Festa do Cinema Italiano, em colaboração com a Arch Film, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do ICA, da Embaixada de Portugal em Roma e do Instituto Camões.
As projeções e os encontros decorrerão em Cinematecas, centros culturais e nas principais salas dedicadas ao cinema de autor em Itália onde serão projetadas obras como “Listen”, de Ana Rocha, “Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos e “Technoboss”, de João Nicolau.
Milão, Nápoles, Florença, Bari, Palermo e Trieste, entre outras, serão igualmente cidades de acolhimento desta mostra. Em breve será anunciado o calendário completo.
A mostra LUSO responde ao interesse que o público italiano tem demonstrado pela produção cinematográfica nacional, avivado pelo sucesso de muitas obras portuguesas nos principais festivais de cinema mundiais, como o Festivais de Cinema de Veneza, Locarno ou Berlim.
Portugal tem também suscitado a atenção dos media internacionais pelo momento social e político que está a viver, além disso constituindo um dos destinos preferidos dos turistas italianos.
Esta iniciativa nasce de uma colaboração direta entre os produtores e distribuidores do cinema português e a dinâmica rede de exibição cinematográfica não convencional que cobre todo o território italiano. A maioria dos filmes apresentados nesta iniciativa irá ser a seguir regularmente comercializado no mercado italiano. LUSO definiu acordos com os detentores dos direitos dos filmes que irão receber uma percentagem do lucro gerado através destas exibições. Esta será, por isso, uma ótima oportunidade para os produtores portugueses aumentarem a visibilidade e rentabilidade das suas obras fora do território nacional.
A primeira etapa desta iniciativa terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de Outubro em Roma, no Cinema Farnese. Além da projeção dos filmes incluídos nesta seleção, o programa contará com uma mesa redonda sobre o novo cinema português com especialistas italianos e portugueses e a presença de alguns autores dos filmes apresentados.
Programação:
Listen – Ana Rocha
Variações – João Maia
A Metamorfose dos Pássaros – Catarina Vasconcelos
Technoboss – João Nicolau
Mosquito – João Nuno Pinto