Notícias

28.03.2025

O Lugar do Trabalho em antestreia

A poderosa estreia na realização do ator Michele Riondino  narra a dura realidade da empresa siderúrgica ILVA em Taranto, sua terra natal. Um operário simples e rude, é recrutado pela empresa para espiar os colegas e denunciá-los. Enquanto procura uma saída para a miséria da sua vida, acaba por se ver preso num sistema perverso de controlo psicológico. 1 de Maio no cinema

Michele Riondiono estreia-se na realização com O Lugar do Trabalho, no qual protagoniza Caterino La Manna.
O Lugar do Trabalho (Palazzina LAF) estreou-se no Festival de Cinema de Roma e conta a história daquele que foi, provavelmente, o primeiro caso de assédio moral em larga escala registado em Itália e que abriu um precedente na legislação laboral nacional.


Uma história verdadeira passada no mundo do trabalho que se desenrolou na fábrica Ilva de Taranto, a “monstruosa” siderurgia que causou milhares de casos de cancro do pulmão entre 1993 e 2021, para além da morte por exposição ao amianto.


O título do filme, que se traduz como “laminador a frio”, refere-se a um edifício decadente para onde eram relegados todos os que se recusavam a ceder à “reorganização” da empresa: engenheiros e outros funcionários qualificados que não cederam à chantagem no local de trabalho e não aceitaram ser despromovidos. A "Palazzina LAF" é uma terra de limbo onde todos são deixados em suspenso, uma prisão que destrói psicologicamente os trabalhadores.


O Lugar do Trabalho integra a secção competitiva da 18ª Festa do Cinema Italiano e pode ser visto em antestreia por todo o país. Consulte a programação, salas e horários: Lisboa, Cascais, Setúbal, Aveiro, Funchal, Braga, Figueira da Foz, Almada, Coimbra e Vila Franca de Xira, entre outros.


1 de Maio nos cinemas.