Notícias

27.04.2022

Conversas A Grande Arte no Cinema - "Tutankhamun - A Última Exposição"

A última conversa do ciclo "A Grande Arte no Cinema" acontece no dia 19 de maio, às 18h00 no Piso 6 do El corte Inglés Lisboa. 


No âmbito da estreia do filme "Tutankhamun - A Última Exposição", a Risi Film e o Âmbito Cultural El Corte Inglés Lisboa realiza uma conversa dedicada ao mistério e importância da descoberta da tumba de Tutankhamun. 


Conversa com a professora e escritora Maria Helena Trindade Lopes, directora do 1.º Projecto Arqueológico realizado por uma equipa portuguesa no Egipto (“Palácio de Apriés, Mênfis”), em Março de 2000.





Conversa com Maria Helena Trindade Lopes. 


Maria Helena Trindade Lopes é Professora Catedrática no Departamento de História da FCSH, onde lecciona desde 1981, e coordena o Mestrado de Egiptologia, o único existente no país, desde 1998. É ainda membro eleito do Conselho da Faculdade da FCSH, e investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades, onde dirige o grupo “A Antiguidade e a sua Recepção”.
É autora e editora de 19 livros científicos, de dois romances históricos (A mulher que amou o faraó e Ramsés II - O deus vivo, conquistador de terras e de corações ), de uma biografia de uma cidade, escrita em colaboração com Rúben de Castro (Roma – Cidade Eterna) e publicou mais de 100 capítulos de livros e artigos em revistas académicas nacionais e estrangeiras e em actas de encontros científicos. Tem organizado e participado em vários congressos internacionais de egiptologia e foi a Directora do primeiro e único Projecto Arqueológico Português no Egipto (Palácio de Apriés, Mênfis/ Kom Tuman), iniciado em 2000 e concluído em 2010. 
É ainda membro de várias organizações internacionais de Egiptologia, membro do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo de várias revistas internacionais (Journal of South Asian Studies,  LightHouse Journals LHJ, Res Antiquitatis, Acta Archaeologica Pultuskiensia, Classica, Horizons of Education), Reviewer do Canadian Journal of History e membro do “pool de reviewer” do The Fund for Scientific Research-FNRS (F.R.S.-FNRS) and the Research Foundation Flanders (FWO) in Belgium - ‘Excellence of Science’ (EOS) programme, do European Science Foundation (ESF), do the Austrian Science Fund (FWF) e ainda, desde 2008, “Expertise” dos júris “Laboratories of excellence”, "Equipment of excellence” e Projectos "Blanc"  - da ANR (Agence Nationale de Recherche). Foi agraciada com a Medalha de Grande-Oficial da Instrução Pública em 2003.


"Tutankhamun - A Última Exposição" nos cinemas a 23 de Maio. 

com Narrador: Iggy Pop


Tutankhamun - A Última Exposição oferece aos espectadores, pela primeira vez, uma extraordinária oportunidade de conhecer o Faraó, na celebração do centenário da descoberta da sua tumba.


Para assinalar o centenário da descoberta da tumba de Tutankhamun, Tutankhamun - A Última Exposição oferece aos espectadores, pela primeira vez, uma extraordinária oportunidade de conhecer o Faraó, e reviver esses momentos únicos no grande ecrã, após a cobertura exclusiva de como 150 itens de entre os seus tesouros, foram movidos para fazer parte da maior exposição internacional jamais dedicada ao Menino de Ouro. "Por favor observem-nos, antes de regressarem ao Egipto para sempre", disse Mostafa Waziry, secretária-geral do Ministério de Estado egípcio para as Antiguidades. Muito será revelado através de fotografias de alta resolução de Sandro Vannini, um dos mais prolíficos fotógrafos dos tesouros de Tutankhamun, que consistem em mais de 5400 objectos.


Bilhetes online no UCI Cinemas AQUI e no O Cinema da Villa AQUI.