Notícias
Ainda Temos o Amanhã, Portugal?
Por ocasião da estreia de Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi, trazemos uma conversa sobre a actualidade e história do feminismo em Portugal. Esta terça-feira, dia 7 de Maio, marcamos presença no Âmbito Cultural do El Corte Inglés, às 18h30, num evento de entrada livre.
Conheçam o painel aqui.
Terça-feira, 7 de Maio - 18h30 - Âmbito Cultural (piso 6 do El Corte Inglés)
Ainda Temos o Amanhã, Portugal?
Conversa sobre a actualidade e história do feminismo em Portugal
Com:
- Joanas Frias Costa, Inspiring Girls
- Alexandra Silva da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
- Leonor Caldeira, advogada e feminista
- Moderação de Fernanda Freitas
Entrada livre mediante inscrição.
Inscrições aqui.
Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi é um filme atual e essencial, uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na construção da democracia.
A moderação será da jornalista Fernanda Freitas, embaixadora da estreia do filme em Portugal, e conta com a participação de Alexandra Silva, ativista feminista e investigadora especializada em direitos humanos das mulheres da PPDM (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres), Joana Frias Costa, fundadora da associação Inspiring Girls Portugal, e Leonor Caldeira, advogada feminista.
Alexandra Silva
Alexandra Silva é uma dedicada ativista feminista e investigadora especializada em direitos humanos das mulheres e na prevenção e erradicação da violência masculina contra mulheres e raparigas.
É licenciada em Sociologia e pós-graduada em Estudos sobre as Mulheres, exercendo atualmente funções de coordenadora de projetos nos domínios do combate à violência masculina contra as mulheres e da realização da igualdade na economia e na política na Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. É conselheira suplente do Conselho Económico e Social.
Para além da sua atividade profissional, Alexandra está ativamente envolvida na redefinição de políticas enquanto membro da direção da EOS - Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento.
Joana Frias Costa
Fundadora e Presidente Executiva da Inspiring Girls Portugal, um projeto que se dedica a aumentar as aspirações profissionais das jovens raparigas, através do testemunho de mulheres inspiradoras.
Acumula esta função com a de Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Comunicação Social. Recentemente, fundou a Academia da Diversidade, um projeto de formação nas áreas da Diversidade, Equidade e Inclusão.
Leonor Caldeira
Jurista, feminista e ecologista. Acredita que o Direito e os Tribunais são ferramentas capazes de provocar progresso social e ecológico e que a advocacia pode (e deve) dar um grande contributo nessa tarefa. Depois de trabalhar numa sociedade de advogados em Lisboa e numa ONG de direito do ambiente em Bruxelas, dedica-se agora à prática da advocacia de forma independente em Portugal. Em 2022, recebeu o Prémio Mandela da Associação ProPública — Direito e Cidadania.