Notícias
AINDA TEMOS O AMANHÃ, obra sobre emancipação feminina que conquistou Itália, abre Festa do Cinema Italiano 2024
Esta ambiciosa e corajosa estreia de Paola Cortellesi na realização é exibida em antestreia nacional no dia 12 de Abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Após esgotar a sessão de abertura, a Festa do Cinema Italiano abriu uma segunda exibição do filme, no mesmo dia, que esgotou 24 horas após a abertura da bilheteira.
O filme AINDA TEMOS O AMANHÃ (C'è ancora domani) realizado por Paola Cortellesi é o filme de abertura da edição de 2024 da Festa do Cinema Italiano, que começa no dia 12 de abril, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, em antestreia nacional.
O filme, não só se destaca por ter sido um enorme sucesso de bilheteira em 2023 em Itália, chegando mesmo a superar o blockbuster "Barbie", mas também por ser uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade. A italiana Paola Cortellesi, que ganhou notoriedade pelo seu trabalho como actriz, comediante e apresentadora de televisão, lança-se assim na realização com este filme surpreendente, original e transcendente, que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano, por ser o 9.º filme mais visto de sempre.
Esta é a história de Delia (interpretada pela própria Cortellesi), esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, a realizadora presta um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Tendo tido a sua estreia absoluta na 18ª edição do Festival de Cinema de Roma, onde recebeu dois prémios, incluindo o Prémio Especial do Júri, AINDA TEMOS O AMANHÃ foi desde então apresentado em inúmeros festivais e várias vezes premiado (Filme do Ano no Nastri d'Argento 2024, Prémio Melhor Filme no Göteborg Film Festival, entre outros).
Estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 9 de maio.