Notícias

30.06.2022

"A Grande Arte no Cinema" - Reposição de Verão nas salas de cinema

Depois do sucesso da última edição, a Risi Film relança os grandes sucessos da terceira temporada “A Grande Arte no Cinema" no UCI Cinemas de 6 de Julho a 28 de Setembro. 


Um ciclo de cinema documental, dedicado à arte universal e aos seus protagonistas. Uma viagem pela vida e obra dos artistas que ficaram na história, como Frida Kahlo, Modigliani, Monet entre outros, assim como visitas guiadas pelos melhores museus de todos os tempos como por exemplo, ao Museu Hermitage e até ao túmulo de Tutankhamun. 


Os documentários juntam um lado informativo a uma forte componente visual e de entretenimento, combinando a narrativa associada à vida e à obra dos artistas, numa viagem multidimensional e multissensorial, com a espetacularidade dos seus trabalhos.


As sessões decorrem no Cinema UCI El Corte Inglés (Lisboa) e Arrábida Shopping (Porto) sempre às 16h30. 


Programa:


6 de Julho | 16h30 
Artemisia. Pintora Guerreira
Uma viagem através da vida de uma brilhante pintora, Artemisia Gentileschi, herdeira de Caravaggio e cuja obra foi marcada pela sua relação com o seu pai e pela violação de Agostino Tassi. Está representada em museus como o Prado, a National Gallery ou os Uffizi, mas, ainda hoje, Artemisia Gentileschi é mais conhecida pela violação de que foi vítima na juventude, do que pela qualidade da sua obra. O documentário de Jordan River, Artemisia, pintora guerreira, propõe-se mostrar que a artista italiana foi muito mais do que uma vítima.


20 de Julho | 16h30 
Os Segredos dos Impressionistas
50 obras-primas não vistas reveladas pela primeira vez: Manet, Caillebotte, Renoir, Monet, Cézanne, Signac, Sisley e Berthe Morisot.
Uma viagem cinematográfica para descobrir a revolução artística causada pelo movimento impressionista através de cinquenta pinturas que estão agora expostas em Roma no Palazzo Bonaparte. Como é que os impressionistas viram o mundo? Como deixaram de ser rejeitados pela crítica e pelo público para se tornarem, em apenas alguns curtos anos, algumas das obras de arte mais apreciadas em todo o mundo? Os dois curadores da exposição, Claire Durand-Ruel e Marianne Mathieu, acompanharão o público ao longo de um percurso complexo e intrigante.


3 de Agosto | 16h30 
Hermitage - O Poder da Arte
Uma bela jornada visual sobre o quotidiano do magnífico Museu Hermitage, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias. Apresentando a maior coleção de pinturas do mundo, o Hermitage tem sido um espaço de encontro para artistas estrangeiros, arquitetos e intelectuais, sendo responsável por criar ligações através da arte e da cultura, para sempre marcado pelas aquisições da iluminada imperatriz Catarina II, cuja personalidade continua a fascinar historiadores e críticos de arte há séculos.
Tony Servillo guia-nos através de uma sumptuosa e imersiva exploração de pontes culturais entre o passado e o presente, apresentando-nos algumas das melhores obras de arte do mundo em alta definição na tela grande.


17 de Agosto | 16h30 
Frida - Viva la Vida
Um documentário que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas. A aclamada atriz e realizadora Asia Argento junta-se a nós nesta descoberta das duas faces da icónica artista através das próprias palavras de Frida: cartas, diários e confissões privadas.Uma jornada profunda ao interior do México para explorar o coração e a alma de Frida Kahlo, incluindo acesso às suas obras-primas nalguns dos mais extraordinários museus do México. Um grande mergulho pela arte de oposições e dualismos de Frida - dor e prazer, escuridão e luz, lua e sol, a vida na morte e a morte na vida.


31 de Agosto | 16h30 
Napoleão - Em nome da Arte
Para assinalar o 200º aniversário da morte de Napoleão, este documentário explora a complexa relação entre Napoleão, cultura e arte. Trata-se da linguagem que utilizou para construir uma nova iconografia imperial e um novo estilo arquitectónico, numa reconstrução que também nos permitirá reflectir sobre a relação entre poder e imagem mediada pela arte, bem como olhar para os regimes do século XX e para o mundo de hoje. Uma viagem única da Academia Brera em Milão ao Louvre em Paris, na companhia dos melhores historiadores de arte e de Jeremy Irons que transmite o seu fascínio aos telespectadores.


14 de Setembro  | 16h30 
Modigliani - O Pintor Maldito
Nascido em Livorno, Toscana, Dedo ou Modì, viveu uma vida curta e atormentada, aqui narrada sob o ponto de vista da sua jovem esposa, Jeanne Hébuterne. Juntamente com a poetisa russa Anna Achmatova e a jornalista inglesa Beatrice Hastings, foram as mulheres mais retratadas por Modigliani, e cujos rostos viriam a tornar-se ícones da arte mundial. O filme desenrola-se pelos corredores de museus, enriquecido pelas obras expostas no Museu Albertina, situado em Viena, pela exposição dedicada ao artista no Museo della città, em Livorno, bem como pelos corredores da National Gallery em Washington e de outros museus pelo mundo fora.


28 de Setembro | 16h30 
Tutankhamun - A Última Exposição
Para assinalar o centenário da descoberta da tumba de Tutankhamun, Tutankhamun - A Última Exposição oferece aos espectadores, pela primeira vez, uma extraordinária oportunidade de conhecer o Faraó, e reviver esses momentos únicos no grande ecrã, após a cobertura exclusiva de como 150 itens de entre os seus tesouros, foram movidos para fazer parte da maior exposição internacional jamais dedicada ao Menino de Ouro. "Por favor observem-nos, antes de regressarem ao Egipto para sempre", disse Mostafa Waziry, secretária-geral do Ministério de Estado egípcio para as Antiguidades. Muito será revelado através de fotografias de alta resolução de Sandro Vannini, um dos mais prolíficos fotógrafos dos tesouros de Tutankhamun, que consistem em mais de 5400 objectos.



Bilhetes AQUI