de Antonio Piazza, Fabio Grassadonia
-
Catálogo/s:
-
Catálogo Risi Film
Catálogo/s:
Itália, França, 2024, 122', Classificação N/A, Drama
com Toni Servillo, Elio Germano, Daniela Marra, Barbora Bobulova
“A realidade é um ponto de partida, não um destino” Antonio Piazza, Fabio Grassadonia
Foragido durante mais de trinta anos, Matteo Messina Denaro foi o fantasma mais esquivo da Cosa Nostra. Inspirado na sua figura, o filme entrelaça traições, destinos selados e ambições destruídas, num noir que evoca a grande tradição literária siciliana. Um retrato intenso que revela o lado humano e grotesco de uma fuga lendária. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.
Depois de cumprir vários anos de prisão por crimes relacionados com a Máfia, Catello (Tony Servillo), um político de longa data, perdeu tudo. Quando os serviços secretos italianos o “convencem” a ajudar a capturar Matteo (Elio Germano), o último grande chefe da Máfia ainda em fuga, que Catello conhece desde criança, vê uma oportunidade de regressar. Homem astuto de cem máscaras, ilusionista incansável que transforma a verdade em mentira e a mentira em verdade, Catello inicia uma correspondência com o fugitivo, tão singular quanto improvável, explorando o vazio emocional do jovem. Uma aposta que, com um dos criminosos mais procurados do mundo, envolverá sempre um certo grau de risco. Toni Servillo é Palumbo, em busca de redenção, enquanto Elio Germano interpreta Messina Denaro, um chefe mafioso cansado da guerra e prisioneiro da sua própria sombra.
Festivais e Prémios:
Festival de Veneza 2024 - Seleção Oficial - Competição
Festa do Cinema Italiano 2025 Seleção Oficial
La Biennale di Venezia 2024: Venezia 81 - Premio Lizzani, Premio Francesco Pasinetti, Premio Rotella
Mostra Internacional de Cinema 2024 São Paulo (Perspectiva Internacional)
Haifa International Film Festival 2024 (Carmel International Competition)
Zurich Film Festival 2024 (Gala Premieres)
Istanbul Film Festival 2025 (Around the World)
Les rencontres du cinéma italien à Toulouse 2024 (Avant-premières)
Ficha técnica:
Argumento Antonio Piazza, Fabio Grassadonia
Produção Indigo Film, Les Films du Losange, Rai Cinema
Distribuição Risi Film
"Uma obra cujo ponto forte é a sua realização, com um final que obriga a uma reinterpretação amarga do caso Messina Denaro" Paoloa Casella, Mymovies.it
"Um filme que não se limita a uma biografia sobre o chefe fugitivo Matteo Messina Denaro, mas que tem como objetivo fazer o espectador pensar sobre a incongruência da justiça italiana." Claudia Catalli, Wired
Fabio Grassadonia e Antonio Piazza são uma dupla de realizadores e escritores italianos, originários de Palermo, Sicília, considerados entre os nomes de ponta do cinema de autor europeu contemporâneo.
Depois de colaborarem como argumentistas para diferentes importantes produtoras italianas, (entre elas Filmauro e Fandango) estrearam-se na realização em 2009 com a curta-metragem Rita, apresentada em mais de uma centena de festivais internacionais (Roterdão, Edimburgo, Chicago, Angers, Abu Dhabi, Aspen, Toronto, entre outros), tendo ganho dezenas de prémios.
A sua longa-metragem de estreia, Salvo, estreou no Festival de Cannes de 2013, onde ganhou o Grande Prémio da Semana da Crítica. Por este filme, Grassadonia e Piazza receberam uma nomeação para o prémio David di Donatello para melhores novos realizadores.
O segundo filme de Grassadonia e Piazza, O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story), abriu a Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2017, onde foi aplaudido de pé durante dez minutos. Por este filme, a dupla recebeu o prémio David di Donatello para Melhor argumento adaptado. Estreou em Portugal em 2018. O terceiro filme da dupla, O Último Padrinho (Iddu aka Sicilian Letters), concorreu ao Leão de Ouro no 81o Festival Internacional de
Cinema de Veneza.