Estreia:
de Jean-Pierre Jeunet
-
Catálogo/s:
-
Catálogo Risi Film
Catálogo/s:
França, Alemanha, 2001, 122', Classificação M/12, Comédia, Romance
com Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravotta, Serge Merlin, Jamel Debbouze, Clotilde Mollet
Uma das mais adoradas histórias do cinema francês contemporâneo, O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE é uma fábula luminosa que mistura realismo poético e fantasia.
Amélie Poulain, uma jovem empregada de mesa em Montmartre, vive mais intensamente no seu universo imaginário do que no mundo real. Um acontecimento fortuito leva-a a assumir uma missão secreta: transformar discretamente a vida de quem a rodeia com pequenos gestos de bondade capazes de mudar destinos. Entre vizinhos excêntricos, encontros improváveis e mistérios por resolver, Amélie descobre que o amor pode ser o seu gesto mais ousado.
Realizado por Jean-Pierre Jeunet e protagonizado pela inesquecível Audrey Tautou, um conto intemporal sobre generosidade, imaginação e a coragem de sair da sombra.
Festivais e Prémios:
Cannes Film Festival 2021 | Escolha Oficial: Cinéma de la Plage
Academy Awards 2002 | 5 nomeações aos Óscar
Independent Spirit Awards 2002 | Vencedor: Melhor filme estrangeiro
Toronto International Film Festival 2001 | Vencedor: People’s Choice Award
Telluride Film Festival 2001 | Selecção Oficial
British Academy of Film and Television Art | Melhor Argumento, Melhor Cenografia
Césars | Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Música, Melhor Cenografia
Festival Internacional de Cinema de Toronto | Prémio do Público
Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary | Melhor Filme
Lumières | Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Argumento
Ficha técnica:
Realização Jean-Pierre Jeunet
Argumento Guillaume Laurent e Jean-Pierre Jeunet
Direção de Fotografia Bruno Delbonnel
Banda sonora Yann Tiersen
Produção Jean-Marc Deschamps e Claudie Ossard
Distribuição Risi Film
É difícil não se deixar enfeitiçar por este romance sonhador. - Rolling Stone
Mesmo os espectadores mais casuais sentirão que, durante duas horas, viram a vida com o olhar de um artista. - Variety
Um tremendo tour de force de realização. - The Guardian
Um filme com um coração de ouro radiante. - Empire
O estilo onírico e lúdico de Jean-Pierre Jeunet destaca-o como um contador de histórias visionário e um dos grandes autores do cinema contemporâneo. Nascido em Roanne, França, Jean-Pierre iniciou a sua carreira cinematográfica na animação, como artista e realizador autodidata, afinando a sua estética singular, feita de composições que lembram pinturas, inundadas por cores vibrantes, que acentuam as emoções das suas personagens.
O seu primeiro filme como argumentista e realizador, DELICATESSEN, encantou o público internacional pela sua originalidade. O seu trabalho seguinte, A CIDADE DAS CRIANÇAS PERDIDAS, nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes, revelou uma dimensão totalmente diferente da vívida imaginação de Jean-Pierre. Com o seu adorado e influente O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE, Jean-Pierre filmou Paris como nenhum outro cineasta antes, apagando as fronteiras entre vida real e vida sonhada, fantasia e romance fantasioso, conquistando os corações do público em todo o mundo e arrecadando cinco nomeações para os OSCAR.
Os filmes inesquecíveis de Jean-Pierre apresentam um mundo sempre em movimento, povoado por personagens excêntricas, coreografadas ao ritmo poético do amor e de uma vida vivida ao máximo. Em todas as suas obras, que incluem UM LONGO DOMINGO DE NOIVADO, filme nomeado a dois OSCAR (Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte), Jean-Pierre não procura tanto captar a realidade, mas sim, segundo as suas próprias palavras, modificá-la.