La Traviata
Estreia:
de Giuseppe Verdi
-
Catálogo/s:
-
Ópera na Tela
Catálogo/s:
Itália, 2021, 125', Classificação M/12, Ópera em três atos
com Lisette Oropesa, Saimir Pirgu, Roberto Frontali, Anastasia Boldyreva, Angela Schisano, Rodrigo Ortiz, Roberto Accurso
No filme-ópera LA TRAVIATA dirigido por Mario Martone no Teatro dell' Opera di Roma, a obra-prima de Verdi mistura-se com o cinema, graças à direção musical de Daniele Gatti e à Orquestra do Teatro da Ópera de Roma. Inspirada no romance La Dame aux camélias de Dumas filho, conta a trágica paixão entre Alfredo e Violetta, marcada por sacrifícios e incompreensões. Martone renova a tradição, criando uma visão moderna e poderosa deste eterno drama verdiano.
Ficha técnica:
Realização: Mario Martone
Maestro: Daniele Gatti
Nascido em Itália em 1959, Mario Martone é realizador e argumentista. Iniciou a sua carreira no teatro, tendo co-fundado o grupo napolitano “Falso Movimento”, em 1977, um dos mais importantes colectivos vanguardistas contemporâneos. Desde cedo interessado no diálogo entre variadas expressões artísticas, transitou naturalmente para o cinema nos anos 90, sendo associado à nova vaga de realizadores oriundos de Nápoles, da qual emergiram nomes como Pappi Corsicato ou Paolo Sorrentino. Através de filmes como Teatro di Guerra (1998) ou o fresco histórico Noi Credevamo (2010), Martone questiona o lugar da violência e da arte na sociedade. O seu filme de estreia, Morte di un Matematico Napoletano (1992), foi distinguido com o Grande Prémio do Júri do Festival de Veneza, em 1992. Além do seu trabalho no teatro e no cinema, estreou-se como encenador de ópera, em 1989, com a estreia mundial de Charlotte Corday, de Lorenzo Ferrero. Todos estes créditos só comprovam a carreira ecléctica e extremamente aclamada de Martone.