La Forza del Destino
Estreia:
de Giuseppe Verdi
-
Catálogo/s:
-
Ópera na Tela
Catálogo/s:
Itália, 2024, 200', Melodrama em quatro atos
com Fabrizio Beggi, Anna Netrebko, Elena Stikhina, Ludovic Tézier, Amartuvshin Enkhbat, Brian Jagde, Luciano Ganci, Vasilisa Berzhanskaya
Riccardo Chailly inaugura a temporada 2024/2025 do Teatro alla Scala com uma nova produção de LA FORZA DEL DESTINO. Composta por Giuseppe Verdi, em 1862, em São Petersburgo e estreada na Scala em 1869 com a famosa Sinfonia, esta obra dramaticamente complexa explora o tema do destino, através dos conflitos e desgraças dos seus protagonistas. Conhecida por algumas das melodias mais memoráveis de Verdi. Com a encenação de Leo Muscato e um elenco de prestígio, esta nova produção promete ser um dos eventos mais aguardados da temporada.
Ficha técnica:
Realização: Leo Muscato
Maestro: Riccardo Chailly
Estudou Literatura e Filosofia na Universidade La Sapienza, em Roma. De 2005 a 2008 foi diretor artístico da companhia Leart’-Teatro, com a qual realizou o seu Progetto Ri-Scritture, encenando Romeu & Julieta / Nascidos sob estrela contrária a partir de Shakespeare, Casa de bonecas / A outra Nora a partir de Ibsen e A gaivota / O voo a partir de Tchekhov.
Em junho de 2007, a Associação Nacional de Críticos de Teatro atribuiu-lhe o Prémio da Crítica 2007 para Melhor Encenador. Em novembro de 2009 fez a sua estreia como encenador de ópera: apresentou no Teatro Ponchielli, em Cremona, um díptico composto por La voix humaine de Cocteau/Poulenc e I Pagliacci de Leoncavallo, numa produção do Opera Circuito Lombardo. Posteriormente, encenou La Bohème em Macerata, entre muitas outras. Em 2012 venceu o Prémio Abbiati como Melhor Encenador da temporada.
Entre os seus projetos mais recentes e futuros destacam-se: I masnadieri no Festival Verdi em Parma, Rigoletto em Roma, La Bohème em Macerata e Brescia, Le Braci em Florença, Un Ballo in maschera em Malmo e Roma, A bela adormecida no bosque em Cagliari, novamente I masnadieri em Bilbau e no Mónaco, Nabucco em Atenas, Tosca e Rigoletto no San Carlo de Nápoles, Carmen no Maggio Musicale em Florença e Agnese em Turim.