La Forza del Destino

La Forza del Destino

de Giuseppe Verdi

Itália, 2024, 200', Melodrama em quatro atos

com Fabrizio Beggi, Anna Netrebko, Elena Stikhina, Ludovic Tézier, Amartuvshin Enkhbat, Brian Jagde, Luciano Ganci, Vasilisa Berzhanskaya

Ficha técnica:

Realização: Leo Muscato

Maestro: Riccardo Chailly

Estudou Literatura e Filosofia na Universidade La Sapienza, em Roma. De 2005 a 2008 foi diretor artístico da companhia Leart’-Teatro, com a qual realizou o seu Progetto Ri-Scritture, encenando Romeu & Julieta / Nascidos sob estrela contrária a partir de Shakespeare, Casa de bonecas / A outra Nora a partir de Ibsen e A gaivota / O voo a partir de Tchekhov.

Em junho de 2007, a Associação Nacional de Críticos de Teatro atribuiu-lhe o Prémio da Crítica 2007 para Melhor Encenador. Em novembro de 2009 fez a sua estreia como encenador de ópera: apresentou no Teatro Ponchielli, em Cremona, um díptico composto por La voix humaine de Cocteau/Poulenc e I Pagliacci de Leoncavallo, numa produção do Opera Circuito Lombardo. Posteriormente, encenou La Bohème em Macerata, entre muitas outras. Em 2012 venceu o Prémio Abbiati como Melhor Encenador da temporada.

Entre os seus projetos mais recentes e futuros destacam-se: I masnadieri no Festival Verdi em Parma, Rigoletto em Roma, La Bohème em Macerata e Brescia, Le Braci em Florença, Un Ballo in maschera em Malmo e Roma, A bela adormecida no bosque em Cagliari, novamente I masnadieri em Bilbau e no Mónaco, Nabucco em Atenas, Tosca e Rigoletto no San Carlo de Nápoles, Carmen no Maggio Musicale em Florença e Agnese em Turim.