Futura, ou o que está por vir (Futura)

Futura, ou o que está por vir

Estreia:

de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher

Itália, 2021, 115', Classificação M/12, Documentário

Festivais e Prémios:

Cannes Film Festival 2021 Nomeação Golden Eye

Toronto International Film Festival 2021

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2021

Antalya Golden Orange Film Festival 2021 Nomeação "International Feature Film Competition Award" e "Best Film"

New York Film Festival 2021

Rome Film Festival 2021

Hamburg Film Festival 2021

Viennale 2021

BAFICI Buenos Aires International Festival of Independent Cinema 2022

Seville European Film Festival 2021

Dublin International Film Festival 2022

Melbourne International Film Festival 2022

CPH:DOX 2022
David di Donatello Awards 2021 Nomeação "Cecilia Mangini Award - Best Documentary"



Ficha técnica:

Realização & Argumento Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
Produção Avventurosa con Rai Cinema, con il sostegno di MI

Distribuição em Portugal Risi Film

«Filmado em 16mm, Futura é um retrato da inocência perdida e da juventude desaparecida cedo demais.» Pat Mullen, Point of View Magazine


«Futura está sintonizado com as particularidades sociais e aberto ao universo... Qualquer pessoa com coração será agitado pelo espírito generoso, crítico e humanista partilhado pelas crianças em frente à câmara e pelos adultos do outro lado.» A. O. Scott, The New York Times


«[Marcello, Munzi e Rohrwacher] encontram o tom certo e a estratégia cinematográfica para lidar com as consequências desestabilizadoras da Covid, incorporando-a na narrativa como mais um mal-estar social que impede os jovens italianos de atingirem todo o seu potencial.» Diego Semerene, Slant


«O filme torna-se cada vez mais interessante à medida que começa a desvendar as contradições nos adolescentes dilacerados entre uma nostalgia do passado e uma sensação de presságio sobre o futuro.» Allan Hunter, Screendaily

Pietro Marcelo 

Pietro Marcello nasceu em Caserta. Estudou pintura na Academia de Belas Artes de Nápoles. O seu filme Crossing the Line estreou na secção Orizzonti do Festival de Veneza em 2007, tendo sido muito bem recebido e elogiado. Em 2009 realizou a longa-metragem The Wolf's Mouth, que ganhou o 27º Festival de Cinema de Torino, o Prémio Caligari e Prémio Teddy Bear no Festival de Cinema de Berlim. Em 2011 realizou The Silence of Pelešjan, exibido como evento especial no 68º edição do Festival de Veneza. Em 2015 realizou Lost and Beautiful, exibido no Festival de Cinema de Locarno. Em 2019 realizou Martin Eden, a sua primeira longa-metragem, baseada no romance com o mesmo título de Jack London. O filme ganhou muitos prémios, incluindo a Volpi Cup para Melhor Actor (Luca Marinelli) no Festival de Veneza e o Prémio Plataforma no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019. Em 2021 realizou For Lucio, um filme documentário estreado na secção especial Berlinale do 71º Festival de Cinema de Berlim.


Francesco Munzi
Nascido em Roma, licenciou-se em Ciências Políticas em 1995 e licenciou-se em Realização Cinematográfica pelo Centro Sperimentale di Cinematografia em 1998. Saimir, a sua primeira longa-metragem, ganhou o prémio "Luigi De Laurentiis" em estreia no Festival de Veneza de 2004. The Rest of the Night, a sua segunda longa-metragem, estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2008, e foi posteriormente convidado para muitos mais festivais em todo o mundo. Black Souls, a sua terceira longa-metragem e uma produção italo-francesa da Rai Cinema, foi lançada em 2014 e estreou no 71º Festival de Veneza. Em 2017 co-dirigiu The Miracle, uma série televisiva produzida pela Wildside para a Arte e Sky.


Alice Rohrwacher
Nasceu em Fiesole, na região da Toscana. Formou-se em Literatura Clássica pela Universidade de Torino e escreveu para teatro e trabalhou em música antes de se aproximar da produção cinematográfica, inicialmente como editora de documentários. A sua primeira longa-metragem, Corpo Celeste, estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2011, e foi depois seleccionada para Sundance e vários outros festivais em todo o mundo. A segunda longa-metragem de Rohrwacher, The Wonders, ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes de 2014. Em 2015 realizou De Djess, uma curta-metragem encomendada por Prada como parte da série de filmes Contos de Mulheres de Miu Miu que estreou durante a Semana de Moda de Nova Iorque e foi também apresentada no Festival de Veneza. Em 2016 dirigiu a sua primeira ópera, uma nova versão de La Traviata para Teatri di Reggio Emilia. Feliz como Lazzaro, a sua terceira longa-metragem, ganhou o Prémio de Melhor Argumento no Festival de Cinema de Cannes de 2018.