Futura

Futura, ou o que está por vir

de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher

Itália, 2021, 115', Classificação M/12, Documentário

Festivais e Prémios:

Cannes Film Festival 2021 Nomeação Golden Eye

Antalya Golden Orange Film Festival 2021 Nomeação International Feature Film Competition Award

e Best Film

Ficha técnica:

Realização Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
Argumento Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
Produção Avventurosa con Rai Cinema, con il sostegno di MI

Pietro Marcelo 

Pietro Marcello nasceu em Caserta. Estudou pintura na Academia de Belas Artes de Nápoles. O seu filme Crossing the Line estreou na secção Orizzonti do Festival de Veneza em 2007, tendo sido muito bem recebido e elogiado. Em 2009 realizou a longa-metragem The Wolf's Mouth, que ganhou o 27º Festival de Cinema de Torino, o Prémio Caligari e Prémio Teddy Bear no Festival de Cinema de Berlim. Em 2011 realizou The Silence of Pelešjan, exibido como evento especial no 68º edição do Festival de Veneza. Em 2015 realizou Lost and Beautiful, exibido no Festival de Cinema de Locarno. Em 2019 realizou Martin Eden, a sua primeira longa-metragem, baseada no romance com o mesmo título de Jack London. O filme ganhou muitos prémios, incluindo a Volpi Cup para Melhor Actor (Luca Marinelli) no Festival de Veneza e o Prémio Plataforma no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019. Em 2021 realizou For Lucio, um filme documentário estreado na secção especial Berlinale do 71º Festival de Cinema de Berlim.


Francesco Munzi
Nascido em Roma, licenciou-se em Ciências Políticas em 1995 e licenciou-se em Realização Cinematográfica pelo Centro Sperimentale di Cinematografia em 1998. Saimir, a sua primeira longa-metragem, ganhou o prémio "Luigi De Laurentiis" em estreia no Festival de Veneza de 2004. The Rest of the Night, a sua segunda longa-metragem, estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2008, e foi posteriormente convidado para muitos mais festivais em todo o mundo. Black Souls, a sua terceira longa-metragem e uma produção italo-francesa da Rai Cinema, foi lançada em 2014 e estreou no 71º Festival de Veneza. Em 2017 co-dirigiu The Miracle, uma série televisiva produzida pela Wildside para a Arte e Sky.


Alice Rohrwacher
Nasceu em Fiesole, na região da Toscana. Formou-se em Literatura Clássica pela Universidade de Torino e escreveu para teatro e trabalhou em música antes de se aproximar da produção cinematográfica, inicialmente como editora de documentários. A sua primeira longa-metragem, Corpo Celeste, estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2011, e foi depois seleccionada para Sundance e vários outros festivais em todo o mundo. A segunda longa-metragem de Rohrwacher, The Wonders, ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes de 2014. Em 2015 realizou De Djess, uma curta-metragem encomendada por Prada como parte da série de filmes Contos de Mulheres de Miu Miu que estreou durante a Semana de Moda de Nova Iorque e foi também apresentada no Festival de Veneza. Em 2016 dirigiu a sua primeira ópera, uma nova versão de La Traviata para Teatri di Reggio Emilia. Feliz como Lazzaro, a sua terceira longa-metragem, ganhou o Prémio de Melhor Argumento no Festival de Cinema de Cannes de 2018.