de Samir
-
Catálogo/s:
-
Brevemente
-
Catálogo Risi Film
Catálogo/s:
Suíça, Itália, 2024, 97', Classificação M/12, Documentário
com Salvatore Di Concilio, Vania Alleva, Vasco Pedrina, Concetto Vecchio
O realizador Samir utiliza fotografias privadas de família, animações, excertos musicais e material de arquivo inédito para contar, de forma envolvente e divertida, a história da migração dos vizinhos do sul da Suíça, desde o pós-guerra até à atualidade.
Tal como em todos os países europeus industrializados, os sociais-democratas e os sindicatos lideraram o movimento operário. E, embora não em simultâneo, estas instituições tinham perdido a sua influência em toda a Europa Ocidental até à década de 1980. Políticas racistas conseguiram criar uma clivagem entre trabalhadores imigrantes e trabalhadores nacionais. Este factor, juntamente com a desindustrialização no final da década de 1970, conduziu também ao declínio do movimento operário clássico na Suíça.
Hoje em dia, já ninguém fala em «classe trabalhadora». O termo «trabalhador» tornou-se sinónimo de «estrangeiro».
Ficha técnica:
Realização Samir
Produção Levin Vieth, Dschoint Ventschr Filmproduktion, CH
Coprodução Gianfilippo Pedote, CDV – Casa delle Visioni, IT
Montagem Enrico Fröhlich
Direção de Fotografia Natascha Vavrina, Eleonora Contessi
Desenho de Som e Banda Sonora Original Massimo Mariani
Produção Virtual Blindflug
Animador Frédéric Hein
Investigação de Arquivo Alessio Petito, Simone Starace, Nicolas Laube
Nascido em Bagdade, Iraque, em 1955, Samir mudou-se para a Suíça com os pais ainda em criança, no início da década de 1960. No início da década de 1970, frequentou a Escola de Design de Zurique e concluiu posteriormente uma aprendizagem como tipógrafo.
Depois de se formar como operador de câmara, começou a realizar os seus próprios filmes em meados da década de 1980, que chamaram a atenção em vários festivais devido ao seu caráter inovador. A sua filmografia inclui atualmente mais de 40 curtas e longas-metragens. Na década de 1990, trabalhou também para várias estações de televisão alemãs, entre as quais a ZDF, a ARD e a PRO 7, como realizador de séries e telefilmes. Samir desenvolveu a ideia e o conceito do pavilhão «Swiss Love» para a Expo 02, que foi muito bem recebido.
Em conjunto com Werner Schweizer, realizador de documentários, assumiu, em 1994, a produtora Dschoint Ventschr Filmproduktion, que desde então se afirmou como uma plataforma de revelação de talentos do cinema suíço. Enquanto produtor, Samir trabalhou em longas-metragens e documentários premiados como DORA (2014), OPERATION LIBERTAD (2012) e CHRIS THE SWISS (2018).
Depois de realizar o thriller «Baghdad in My Shadow» (2019), regressa agora ao documentário com A PRODIGIOSA TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA EM ESTRANGEIROS em que analisa de forma crítica a história da política migratória suíça.